terça-feira, 8 de junho de 2010

CRONO | Um Roteiro de Arte Urbana em Lisboa | 12 Meses | 4 Estações | 16 Artistas | Maio de 2010 – Junho de 2011.



Na Av. Fontes Pereira de Melo, os consagrados criadores “Os Gémeos” (Brasil), Blu (Itália) e Sam3 (Espanha), realizam em dois edifícios devolutos, intervenções de arte urbana de grande escala, obras integradas na programação artística do projecto CRONO, evento promovido pela ACA- Azáfama Citadina Associação, em parceria com a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. Os autores brasileiros foram ainda acompanhados por um conjunto de writers portugueses, entre eles NOMEN, SEN, RISCO, ARM, KREYZ, HIUM, MAR, GLAM, SLAP, Maria Imaginário, SMILE para a criação de um vasto wall of fame, no muro localizado na Rua José Gomes Ferreira, junto às Amoreiras.

“CRONO” é uma iniciativa de natureza artística e social, a decorrer ao longo de 12 meses, em quatro ciclos inspirados na ambiência das estações do ano, com um plano de actividades diversificado que contempla a participação de 16 conceituados autores internacionais a par de um número significativo de prestigiados criadores portugueses, corporizando-se em acções de desenvolvimento relacional entre os cidadãos e a sua cidade, não só na criação de um roteiro único de arte pública, aqui percepcionada sob um renovado conceito, mas também na revitalização artística de «áreas esteticamente deprimidas», nas palavras dos seus mentores, que colocará a capital portuguesa e o País, no mais prestigiado panorama da arte urbana.

Projecto de “curadoria urbana”, este evento pioneiro lança desafios relevantes para o reposicionamento da Arte em relação ao desenvolvimento da Cultura, revelando Lisboa sob novas perspectivas ao inscrever na paisagem urbana, léxicos visuais de grande valor artístico, interpeladores da percepção dos transeuntes, dos habitantes, dos artistas.

A parceria com a ACA, no âmbito desta iniciativa, resulta de uma estratégia de actuação delineada pela Galeria de Arte Urbana, espaço de liberdade criativa dedicado pela Câmara Municipal de Lisboa ao graffiti e à street art enquanto expressões de arte urbana, confirmando-as como reconhecíveis e reconhecidas gramáticas artísticas. A Galeria posiciona-se como um lugar aberto e inclusivo perante o universo de criadores, perante a comunidade envolvente, perante os diferentes públicos a sensibilizar para o reconhecimento da riqueza e da diversidade do património artístico e cultural da cidade.

Mais info: http://cargocollective.com/crono

FONTE

Sem comentários:

Enviar um comentário