quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mr.Dheo


1985 // Gaia // Portugal

Mr.Dheo esteve sempre ligado à Arte. Aos 3 anos de idade começou a copiar frases de revistas e jornais e a desenhar sozinho. Não existiam lápis nem cadernos, apenas esferográfica e folhas soltas. Da infância à adolescência, a necessidade compulsiva de se exprimir tornou-se hábito. Rejeitando sempre qualquer tipo de envolvência a uma escola ou curso de Artes, desenvolveu as suas próprias técnicas, o que lhe permitiu registar uma evolução sem influências directas. Auto-didacta, Mr.Dheo vê a Arte de uma forma particular, onde não podem nem devem existir regras e limites.

Aos 15 anos teve o primeiro contacto o graffiti. Sem conhecer ninguém ligado a essa área ou sequer que partilhasse o mesmo interesse, começou a fazer esboços explorando as inúmeras formas de escrever um simples nome. Meses mais tarde fez o primeiro trabalho na rua e foi conhecendo outros artistas com os quais se identificava e que o motivavam a continuar.

Hoje, depois de oito anos contínuos no activo, Mr.Dheo foca-se na execução de murais de rua e na decoração interior e exterior de todo o tipo de espaços, assim como nas colaborações com marcas e na personalização de variados acessórios. Versátil, é actualmente o único artista de rua em Portugal a dedicar-se a produções fotorealistas que, conjugadas com componentes gráficas, lhe conferem um estilo próprio mas ainda assim em constante mutação. Estende também o seu trabalho ao design gráfico na criação de identidades corporativas e imagens publicitárias e sobretudo enquanto ilustrador, onde imprime nos trabalhos as suas influências urbanas.

IN: Mr.Dheo